Centro de convenções e núcleo de praticas jurídicas do CEAP


A história da Atlética Acadêmica de Direito do Centro de Ensino Superior do Amapá - BECA é marcada por uma inspiração que cruzou fronteiras estudais e se transformou em um movimento unificador para os acadêmicos apaixonados por esportes e integração. Tudo começou com um dos fundadores, que, após uma viagem em 2018 ao município do Rio de Janeiro, teve seu primeiro contato com a efervescência das competições esportivas e os vibrantes eventos de integração que permeavam o ambiente acadêmico carioca.

Ao retornar ao Amapá, esse fundador dedicado decidiu explorar mais sobre a ideia de criar uma atlética acadêmica para o curso de Direito. Pesquisando minuciosamente, identificou talentosos atletas entre seus colegas, destacando-se nas modalidades de futsal, basquete e atletismo. Com essa descoberta, em fevereiro de 2019, surgiu a vontade de unir esses talentos em uma organização que promovesse não apenas a competição esportiva, mas também a integração e a representação dos acadêmicos do curso de Direito.

A iniciativa foi tomando forma quando, de maneira separada, uma turma de primeiro semestre compartilhou a mesma ideia em meados de março. Eles tentaram dar início ao processo de fundação da atlética, assumindo a liderança na condução da diretoria, somente por alunos da referida turma. No entanto, reconhecendo a importância da participação e representatividade democrática, o fundador original, decidiu ampliar a discussão para todos.

Assim, foi feito um chamamento público para todo o colegiado, convidando todos os estudantes de Direito interessados a participar do processo de concepção da Atlética Acadêmica. Esse chamamento unificou a comunidade acadêmica em torno do objetivo comum de estabelecer a primeira atlética, promovendo debates e discussões sobre pontos cruciais para sua fundação.

Imagem da primeira imagem pública da atlética

A democracia foi a palavra-chave e a eleição da primeira diretoria foi o passo subsequente. Dessa forma, aos 29 dias do mês de março do ano de 2019, às 18:30 horas, a Atlética Acadêmica de Direito do Centro de Ensino Superior do Amapá nasceu não apenas como uma entidade esportiva, mas como um símbolo de união, representatividade e participação ativa dos acadêmicos na construção de sua própria experiência.

Logo, na mesma cerimonia de fundação, ocorreu deliberação para a redação do seu estatuto social, escolhas de nome, mascote, e eleição de diretoria. Assuntos que serão abordados em uma outra publicação. 

Desde então, a Atlética continua a desempenhar um papel vital na vida estudantil, mantendo viva a chama da integração, competição saudável e representação dos estudantes de Direito no cenário esportivo e acadêmico do Amapá.